Uma franquia implica garantia de sucesso?

É bastante comum ouvirmos pessoas afirmando que a abertura de uma franquia tem maiores chances de sucesso quando comparada a operações independentes.
O Franchising é geralmente desenhado de modo a oferecer um suporte e know-how já testados em outros mercados, acompanhados por uma assessoria contínua e acompanhamento operacional.
Uma franquia é, por definição, um modelo de negócio cujo sucesso já foi alcançado e comprovado em operações piloto e são replicados mediante treinamentos adequados e métodos de transferência de Know-How. A rede também se beneficia de economias de escala, o que implica uma importante redução em determinados custos operacionais.
Por serem negócios previamente planejados e feitos a partir de avaliações criteriosas de mercado, as franquias têm se revelado, na maioria dos casos, como uma sólida opção de investimento para empreendedores de pequeno porte. A relação de risco de um negócio franqueado em relação a um negócio próprio pode ser facilmente observada a partir do gráfico comparativo abaixo:
Porcentagem de mortalidade de negócios
No entanto, isto não significa que o sistema de franquias ofereça uma segurança total ao empreendimento. Há pessoas que simplesmente não tem o perfil necessário para o gerenciamento de determinado negócio ou os franqueadores não estão estruturados para oferecer o suporte necessário à rede.
Todo negócio envolve um risco, porém o sistema de franquias minimiza esse risco por diversos motivos que envolvem planejamento, conhecimento e prática operacional.


Compartilhe em suas redes sociais: