O Franchising é um setor maduro no Brasil?

O Franchising é, hoje, apontado como uma importante estratégia de canal que viabiliza a expansão de empreendimentos com grande potencial de crescimento, de forma a minimizar riscos e compartilhar responsabilidades. Tal formato apresenta vantagens consideráveis para ambos os lados envolvidos na negociação, promovendo uma democratização dos lucros e, conseqüentemente, despertando o interesse de empreendedores, mais avessos ao risco, a inaugurar seu negócio próprio.
Hoje, pode-se afirmar que a cada R$ 1,00 gasto no varejo brasileiro, cerca de R$ 0,25 entra diretamente na caixa registradora de uma franquia. Um quarto de todo o varejo no Brasil leva a marca de uma franquia. São mais de 970 marcas que comandam uma rede de mais de 61,5 mil franquias.
Esse é um setor que cresce cerca de 9,5% ao ano desde 2002. Mesmo em 2003, quando o PIB avançou apenas 0,5%, o faturamento global das franquias subiu 3,7%. O faturamento em 2005 atingiu R$ 35,8 bilhões, ante R$ 31,6 bilhões de 2004, uma alta de 13,2%.
A franquia está presente em praticamente todos os setores de atividade: alimentação, educação, calçados, limpeza, vestuário, estacionamentos, hotelaria, gráficas, informática, lazer, entre muitos outros.


Compartilhe em suas redes sociais: