Franchising é um sistema de negócios que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao longo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado – como McDonald´s, Lacoste, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então, que o franchising é uma forma de replicar ou clonar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido.
Definições sobre franchising:
– É uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio, em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.
– É o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.
– É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam multiplicar suas operações, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono e gestor do seu próprio negócio.Principais termos relativos ao universo da franchising:
- Sistema de Franquias – Franchising:
Termos que dão nome a esse modelo de negócios:
- Franquia – Franchise:
O estabelecimento comercial ou a unidade prestadora de serviços:
- Franqueador – Franchisor:
Pessoa Jurídica que formata e concede a Franquia, detentor de todo o sistema:
- Franqueado – Franchise:
Pessoa Física ou jurídica que adquire uma franquia e recebe o direito de explorar o sistema do franqueador:
- Território:
Delimitação geográfica de atuação de uma franquia:
- Rede:
Conjunto formado pelas unidades do sistema de franquias, sejam elas unidades próprias e/ou franqueadas
- Circular de Oferta de Franquia:
Documento jurídico obrigatório, com informações sobre a franquia, a empresa franqueadora e a rede de franqueados
- Contrato de Franquia:
Documento que formaliza o relacionamento e define claramente os direitos e deveres do franqueador e do franqueado
- Taxa de Franquia:
Valor inicial pago pelo franqueado pela cessão de direito ao uso da marca e acesso ao know how e sistema operacional do franqueador
- Royalties:
Remuneração, tipicamente mensal, paga pelo franqueado ao franqueador, pelo acesso continuado ao uso da marca e por todo o suporte de gestão no dia a dia da operação
- Fundo de Propaganda:
Valores arrecadados de toda a rede destinados à divulgação institucional da empresa e ações de propaganda e marketing