DICAS DE FRANQUIA – SOBRE O FRANCHISING – CONCEITOS GERAIS

Franchising é um sistema de negócios que permitiu diversos empresários desenvolverem, ao longo dos anos, algumas das marcas mais conhecidas do mercado – como McDonald´s, Lacoste, O Boticário, entre muitas outras. Podemos entender então, que o franchising é uma forma de replicar ou clonar o sucesso de um negócio estabelecido e bem-sucedido.

 

Definições sobre franchising:

 

– É uma estratégia de venda e de distribuição de produtos e serviços, através da qual a empresa franqueadora permite o acesso de franqueados a uma marca, a uma tecnologia operacional e a um modelo de gestão de negócio, em troca de pagamentos periódicos e de contribuição eficaz dos franqueados para melhoria contínua do sistema.

 

– É o contínuo relacionamento entre franqueador e franqueado, no qual o universo total de conhecimentos do franqueador (imagem, sucesso, técnicas de produção e marketing) é fornecido ao franqueado.

 

– É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam multiplicar suas operações, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono e gestor do seu próprio negócio.Principais termos relativos ao universo da franchising:

 

- Sistema de Franquias – Franchising:

Termos que dão nome a esse modelo de negócios:

- Franquia – Franchise:

O estabelecimento comercial ou a unidade prestadora de serviços:

- Franqueador – Franchisor:

Pessoa Jurídica que formata e concede a Franquia, detentor de todo o sistema:

- Franqueado – Franchise:

Pessoa Física ou jurídica que adquire uma franquia e recebe o direito de explorar o sistema do franqueador:

- Território:

Delimitação geográfica de atuação de uma franquia:

- Rede:

Conjunto formado pelas unidades do sistema de franquias, sejam elas unidades próprias e/ou franqueadas

- Circular de Oferta de Franquia:

Documento jurídico obrigatório, com informações sobre a franquia, a empresa franqueadora e a rede de franqueados

- Contrato de Franquia:

Documento que formaliza o relacionamento e define claramente os direitos e deveres do franqueador e do franqueado

- Taxa de Franquia:

Valor inicial pago pelo franqueado pela cessão de direito ao uso da marca e acesso ao know how e sistema operacional do franqueador

- Royalties:

Remuneração, tipicamente mensal, paga pelo franqueado ao franqueador, pelo acesso continuado ao uso da marca e por todo o suporte de gestão no dia a dia da operação

- Fundo de Propaganda:

Valores arrecadados de toda a rede destinados à divulgação institucional da empresa e ações de propaganda e marketing

 

 


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