DICAS DE FRANQUIA – PROCESSOS OPERACIONAIS

O que são?

 

Processos operacionais são todas as atividades realizadas no dia-a-dia da franqueadora e das unidades franqueadas devidamente estruturadas e segmentadas de acordo com sua natureza (comercial, financeira, marketing, etc) que documentam o know-how da franquia e possibilitam sua replicação com qualidade. No mercado de franquias, esta documentação normalmente se apresenta em formato de manuais operacionais.

O que é otimização de processos operacionais em redes de franquias

 

Otimização de processos é a iniciativa de se fazer uma análise crítica de todos os processos e manuais operacionais, tanto do franqueador como do franqueado, e identificar quais atividades podem ser otimizadas (melhorar a qualidade, aumentar a produtividade ou diminuir custo), em comparação com os mesmos processos de outras empresas (benchmark).

 

Passos para otimizar os processos e manuais operacionais da franquia:

 

  1. Fazer o mapeamento dos processos atuais
  2. quais atividades são realizadas em cada processo
  3. quem executa cada atividade
  4. qual o resultado final que cada atividade entrega atualmente

 

  1. Fazer a análise crítica dos processos atuais
  2. o que está falhando e por que
  3. o que está faltando em termos de resultados
  4. o que poderia ser simplificado sem perda de efetividade

 

  1. Otimizar os processos
  2. detalhar as mudanças necessárias
  3. redesenhar os processos, contemplando as otimizações

 

  1. Implementar os processos otimizados
  2. capacitar consultores de campo nos processos que sofreram alteração
  3. atualizar os manuais operacionais da rede de franquias
  4. comunicar os novos processos à rede de franquias

 

 

Redes em início de operação

Também é possível fazer a otimização de processos operacionais antes de expandir o negócio por meio de franquias. Não são raros empreendedores que optam por otimizar os processos quando ainda têm uma ou duas lojas próprias. Esta abordagem é positiva, pois evidencia a prudência do empresário e a preocupação com a qualidade da rede em formação.

 

 


Compartilhe em suas redes sociais: