DICAS DE FRANQUIA – NOMEMCLATURAS USADAS NAS REVISTAS E SITES DO GENERO PARA IDENTIFICAR UMA FRANQUIA

Tabela de analise Padrão

 

1  Nome
2  Escola de idiomas
3   F 1973; IF 1987; B 456
4 Investimento Inicial:
5 Taxa de Franquia;
6 Capital de Giro:
7 Royalties:
8 Taxa de publicidade:
9 Área Mínima:
10 Nº de Funcionários:
11 Faturamento Bruto:
12 Lucro Líquido:
13 Prazo de Retorno:
14 Prazo de Contato:
15 Telefone:
16 Site:
17 E-mail:

 

 

 

1- Nome da Empresa

Neste espaço, aparece o nome pelo qual a empresa e conhecida. É possível localizá-la de duas formas: indo a seção da qual ela faz parte ou pelo nome. No final da revista, há um índice que foi organizado pó ordem alfabética ,com, o nome de todas as empresas que prestarem as informações.

 

2- Descrição

Uma breve informação sobre o produto ou serviço que é vendido pela rede franqueadora. É importante notar que nem sempre as empresas reunidas no mesmo setor concorrem entre si, pois podem oferecer modalidades de negócio diferentes.,

 

3- Informações Gerais

Neste espaço, as siglas mostram o histórico das redes da seguinte forma:

F- significa o não de fundação da empresa

IF- ano do início de franquia

B- número de unidades espalhadas pelo Brasil

Com essas informações, o leitor terá uma ideia sobre a trajetória da rede, o tempo teve para se estruturar e consolidar seu negócio no mercado e ainda terá uma noção da expansão da empresa.

 

4- Investimento Inicial

Os valores aqui estipulados dão ideia de quanto um novo empreendedor deverá investir no negócio. É um valor que já inclui a taxa de franquia, o capital de giro e despesas com estrutura.

 

5- Taxa de Franquia

É o valor que a empresa franqueadora cobra o novo investidor e corresponde ao know-how que a marca irá oferecer, bem como o suporte que o franqueador terá, como, por exemplo, o treinamento manual da empresa. Normalmente que o valor fixo e pago no fechamento do contrato ou parcelado em alguns messes, dependendo de cada rede. Esse contrato também pode ser identificado como taxa de adesão ou taxa de filiação.

 

6- Capital de Giro

É um valor estimado para que o franqueador possa se manter nos primeiros messes do negócio, sem que dependa do faturamento. É comum que, nos primeiros meses de operação, a empresa tenha alguns gastos extras.

 

7- Royalties

Geralmente é uma porcentagem fixa sobre o faturamento mensal da empresa.Também pode ocorrer desse índice ser calculado sobre as compras ou vendas, dependerá das regras da empresa. O destino dessa empresa. O destino desse dinheiro é para sustentar as despesas da rede com a divulgação e o marketing.

 

8- Taxa da Publicidade

Assim como nos casos dos royalties, é uma porcentagem paga sobre o faturamento mensal, compras ou vendas, dependerá das regras da empresa. O destino desse dinheiro é para sustentar as despesas da rede com a divulgação e o marketing.

 

9- Área Mínima

Indica o espaço mínimo necessário para abrir um escritório. Em algumas tabelas, haverá mais de um valor sendo especifico caso a cobertura da unidade seja em shopping ou rua e quanto a estrutura, se loja simples, máster franqueado ou quiosque.

 

10- Nº de Funcionários

Pode ser uma variação ou o número mínino para que o negócio comece a funcionar.

 

11- Faturamentos Bruto

É uma estimativa do faturamento bruto mensal de franquias sem descontar as despesas fixas e variáveis. Os dados fornecidos pelas redes são baseados nas unidades já consolidadas, portanto, não são uma garantia, apenas uma noção.

 

12- Lucros Líquido

Muitas das redes preferem informar o lucro como uma porcentagem do faturamento bruto. Embora também seja uma estimativa, serve como parâmetro de comparação entre as várias opções de franquias.

 

13- Prazo de Retorno

É o número de meses para que o empreendedor tenha o retorno do seu investimento.Aqui, as redes franqueadoras estabelecem uma média que tem variação de acordo com as peculiares der cada unidade (produto, localização do ponto, faturamento, aquisição de produtos, etc.).

 

14- Prazo de Contrato

Nesse documento, é estipulado o prazo de validade do primeiro contrato do negócio do franqueador e do franqueado. Quando vence esse período, é normal que as franqueadoras renovem automaticamente o documento, porém, em alguns casos, a rede só o faz mediante ao pagamento de uma nova taxa de franquia.

 

15- Contato

Ao final de cada tabela, estão os contatos para se obter mais informações sobre o negócio.São divulgados o telefone, o site e o e-mail. Há alguns casos em que não está disponibilizado o endereço eletrônico.

 

16- As Siglas:

As tabelas que apresentam informações quantitativas sobre a franquia são preenchidas com algumas abreviações para facilitar o entendimento.

São elas:

F- ano de fundação da empresa                                                      NT- não tem

FL- faturamento líquido                                                                 PC- ponto comercial

IF- início no sistema de franquia                                                   SM- salário mínimo

B- unidades no Brasil                                                                    SC- sobre compras

FB- faturamento bruto                                                                   SP- sobre produtos

NC- não cobra                                                                              FM- faturamento médio

NF- não fornecido

 

 

17- Site

Corresponde ao endereço eletrônico da empresa na Internet, é a interface que possibilitara ao interessado obter maiores informações sobre a empresa.

 

 

18- E-mail

É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.Corresponde ao endereço eletrônico da empresa para recados e mensagens na Internet, é a interface que possibilitara ao interessado obter maiores informações sobre a empresa.


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