DICAS DE FRANQUIA – FUNDO DE PROPAGANDA

O que é

 

Conhecido também como Fundo de Marketing, o Fundo de Propaganda é o caminho pelo qual o franqueador pode apresentar, sugerir e, principalmente, ouvir o que pensam seus franqueados sobre os caminhos e as ações que a rede pretende seguir. Trata-se de um investimento a curto, médio e longo prazo e não um gasto ou despesa, como ainda é visto por muitos franqueados.

 

Pontos importantes

 

  • O franqueador tem o importante papel de conceituar, durante todo o processo, os benefícios que esse investimento trará, não só para a imagem e marca da rede, como também para o resultado positivo de cada unidade franqueada

 

  • E os franqueados têm que se sentir participantes e comprometidos com os caminhos traçados e ter a motivação necessária para implantação de cada nova ação.

 

Taxas

Cada unidade deve depositar com um valor determinado que normalmente varia entre 0,5% a 5,0% do faturamento bruto da unidade, em uma conta corrente específica para este fim.

Esta não é uma receita do franqueador e sim uma receita de toda a rede, e Tem como principal função cobrir despesas com divulgação da marca e criação de campanhas publicitárias da rede.

 

Estrutura básica

Existem várias formas e regras para o uso do Fundo de Propaganda. Mas as estruturas mais comuns de alocação de recursos são as seguintes:

 

  • Ações nacionais: visam beneficiar a rede como um todo e são viabilizadas pelas verbas arrecadadas pelo Fundo (parte nacional)

 

  • Ações locais: visam beneficiar uma franquia específica ou um grupo de franquias de determinada região

Uma solução que tem sido adotada por algumas franqueadoras e que tem dado excelentes resultados é a criação de uma espécie de “Fundo misto”. Nesse modelo, parte dos recursos (em média, 30% da contribuição total de cada unidade) fica alocada na região de que ela pertence. Essa verba custeará as ações regionais (que são menores e custam pouco) e estimulará a criação de novas ações, adaptadas a realidade local. O restante da contribuição é destinada às ações institucionais, que costumam ser mais caras, mas que, por outro lado, beneficiam a rede como um todo.

 

 


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