DICAS DE FRANQUIA – FRANQUIA COMO ESTRATÉGIA DE CRESCIMENTO

O franchising é uma das estratégias de crescimento que mais tem sido praticada nos últimos anos por empresas detentoras de marcas de prestígio e ansiosas em expandir seus conceitos e capturar nichos de mercado na maior cobertura geográfica possível. Essas empresas têm como principais benefícios:

  • Expansão: o franqueador poderá expandir o número de lojas e agentes para seus produtos e serviços, com baixo investimento de capital, se comparado à montagem de uma rede própria. No sistema de franquias são os franqueados que aportam recursos na montagem de suas unidades, e o franqueador investe na montagem de uma estrutura de suporte à rede, a qual cresce em função da expansão do número de unidades. Sendo assim, as empresas franqueadoras têm uma grande atratividade financeira, com taxas de retorno bastante elevadas.
  • Consolidação territorial: o sistema de franquias permite ao franqueador uma consolidação territorial mais rápida, comparando-se ao que se conseguiria através de uma rede própria. Conquistar novos mercados faz parte da estratégia da maioria das empresas mundiais.
  • Fortalecimento da marca: isso ocorre através de uma imagem corporativa, uma vez que a capilaridade de uma rede é um dos fatores que valorizam uma empresa no mercado.
  • Motivação diferenciada: é de se esperar que os franqueados, de uma maneira geral, estejam altamente motivados a maximizar seus resultados, especialmente se comparados a gerentes de operações próprias, os quais não fazem investimentos de recursos financeiros no negócio. Isto torna os franqueados diferentemente motivados. Eles medem seu sucesso pelo retorno financeiro sobre seus investimentos e trabalham continuamente para melhorá-lo, contribuindo assim para o sucesso do franqueador.
  • Economia de escala: a famosa economia de escala é visivelmente percebida no sistema de franquias. O fato de se trabalhar em rede faz com que uma empresa franqueadora consiga negociar melhor com seus fornecedores, cujos benefícios devem ser repassados à sua rede de franquias.
  • Gerenciamento: o franchising permite ao franqueador um gerenciamento sobre a operação franqueada, sem caracterizar qualquer tipo de vínculo empregatício.

Essas mesmas empresas também precisam ficar atentas aos seguintes desafios:

  • Poder sobre franqueados: o franqueador tem baixo poder sobre os membros da rede, pois os mesmos não são seus empregados. De fato, os franqueados são empreendedores e, de certa forma, independentes, proprietários e gestores de seus negócios.
  • Perfil do franqueado: o franqueador deve estar ciente de que a má escolha de franqueados é uma das principais causas do fracasso de redes de franquias. Assim, conceder a franquia somente a franqueados totalmente dentro do perfil desejado é imperativo.
  • Alteração de estratégias: empresas convencionais podem mover-se mais agilmente para modificar suas estratégias. Porém, com uma rede franqueada isso pode levar mais tempo, ser mais trabalhoso e a velocidade de resposta ficar comprometida. O franqueador deve fazer as mudanças na franquia de forma cautelosa, especialmente se os franqueados acharem que estarão sendo afetados em sua independência ou lucratividade.
  • Programa de canais: é importante que haja um bom programa de canais, com ofertas diferenciadas, minimizando eventuais conflitos de interesses com possíveis outros canais de distribuição utilizados pela rede franqueadora.

 

Pré-requisitos:

Uma empresa é considerada potencial franqueadora quando detém um marca forte e reconhecida pelo mercado, mas também deve atentar para outros fatores, tais como:

  • Existência de um diferencial competitivo reconhecido pelo mercado;
  • Detenção de uma marca forte e de prestígio;
  • Qualidade dos produtos e serviços comercializados;
  • Detenção de um know-how testado;
  • Existência de um mercado promissor e durável;
  • Processo de inovação e desenvolvimento contínuo;
  • Capacidade de replicação dos formatos em diferentes praças;
  • Estruturação interna apta a atender a rede que irá se consolidar.


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