DICAS DE FRANQUIA – FRANQUIA 2.0, UM NOVO MODELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

No Brasil, algumas boas notícias como a redução da taxa de juros e a disponibilidade maior de créditos animam a economia. Nessa corrente de boas novas, o franchising brasileiro desponta e projeta, em meio à crise, um crescimento de 13% em 2009.

Para se ter uma idéia da evolução do sistema no país, o faturamento em 2001 que era de R$ 25 bilhões saltou para R$ 55 bilhões em 2008. O número de redes franqueadoras registradas no ano passado, 1.379 empresas, também é mais que o dobro que as 600 registradas em 2001.

Os números enchem os olhos, ainda mais se levarmos em conta que o franchising é um negócio composto por empreendedores de pequeno e médio porte. Hoje, são de 70 mil unidades franqueadas que juntas geram cerca de 648 mil postos de trabalho diretos.

Um dos segredos para este crescimento é a capacidade que o sistema tem de se reinventar. Da primeira geração, que oferecia oportunidades de distribuição de produtos e serviços sem exclusividade, até a 3ª e 4ª geração, quando conquistou expressão estratégica com o Business format – formatação completa dos negócios e processos descritos em manuais, ou o Net Learning Franchise – redes que se configuram como um espaço para a construção contínua do conhecimento, o franchising nunca deixou de estar na vanguarda.

Agora, o novo desafio proposto por instituições do ramo ao setor é o que por ora chamamos de Franquia 2.0. O tema deverá ser o centro da discussão nos próximos anos. Esta conscientização até para os profissionais que se iniciam no segmento  abre um processo de discussão para uma nova geração no franchising, em que a rede já nasce com a responsabilidade social fazendo parte do negócio.

Abraçar a ideia é sem dúvida uma decisão acertada. Práticas anticorrupção e antipropina, uso racional de água, programas de coleta seletiva são itens de importância elevada na gestão de pequenas e médias empresas na visão do consumidor, segundo recente pesquisa realizada pelo Ibope, encomendada pelos Institutos Ethos e Akatu.

Diante dessa nova realidade, mais uma vez, o franchising saberá se posicionar e oferecer à sociedade soluções estratégicas e criativas que levem em consideração a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social. Caminhos exigidos pelo mercado consumidor mais consciente e que se tornam cada vez mais necessários para a consolidação dos negócios.

 

 


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