DICAS DE FRANQUIA – ENCONTRE AQUI 10 BONS MOTIVOS PARA FRANQUEAR O SEU NEGÓCIO

  1. Para crescer e expandir:

Apesar de parecer óbvio, o Franchising é um modelo de negócios baseado na expansão de um conceito. Por isso, é uma opção interessante para as empresas que querem crescer, por aumentar a cobertura de mercado e a oferta de produtos e serviços a um maior número de consumidores.

 

  1. Para diminuir a exposição da empresa, reduzindo o capital próprio empregado em uma operação:

Um dos princípios do Franchising está no fato de o investimento na unidade ser realizado pelo franqueado, um terceiro, que não faz parte da empresa franqueadora. Por isso, a opção pelo sistema de franquias permite a expansão do negócio sem, no entanto, descapitalizar a empresa franqueadora. O investimento da franqueadora se restringe à preparação e organização do modelo de franquias, que tende a representar um investimento reduzido em relação ao necessário para montar e operar diversos negócios em paralelo.

 

  1. Para manter um gestor comprometido à frente do negócio:

A maior parte dos negócios no mercado depende da qualidade de seus gestores diretos. Garantir a qualificação e comprometimento de uma equipe de gestores que sejam funcionários da empresa, muitas vezes remunerados de forma fixa, sem uma parcela importante de participação nos resultados, pode ser algo complexo. A franquia é uma boa forma de evitar esses problemas, uma vez que o franqueado é um empreendedor, dono de seu próprio negócio e, portanto, comprometido com os resultados.

 

  1. Para fortalecer a marca:

O Franchising tem por princípio a utilização de uma marca única nas franquias, permitindo que a marca da empresa se torne visível aos consumidores em pontos em que há um bom nível de controle sobre a operação e qualidade de interação com o público. Isso possibilita a aproximação entre a marca e o cliente, ampliando seu valor e percepção de qualidade, e também uma maior exposição, na medida em que a rede cresce e novos produtos surgem.

 

  1. Para ganhar escala junto aos fornecedores:

Alguns negócios dependem diretamente da escala de produção junto a fornecedores. Nestes casos, a ampliação do volume de negócios serve como forte redutor de custos, ampliando a lucratividade e potencial de resultados e, como conseqüência, aumentando sua sustentabilidade a longo prazo.

 

  1. Para aumentar o controle sobre a rede:

Hoje em dia, muitos negócios têm seu sucesso ligado à forma como suas marcas, produtos e serviços interagem com os consumidores. Estes negócios dependem de padrões que garantam qualidade nessas ações. O Franchising se torna uma opção interessante, uma vez que o modelo é baseado em controle sobre as operações das franquias, garantindo uma única forma de acesso ao mercado, baseada nas práticas estudadas e desenvolvidas pela franqueadora.

 

  1. Para criar barreiras para a concorrência:

Em mercados cada vez mais “planos”, os canais de vendas tradicionais (não exclusivos) têm condições de se tornarem parceiros de um concorrente seu em um prazo relativamente curto. O Franchising permite a exigência da exclusividade por parte das franquias, erguendo assim barreiras que impedirão que a concorrência trabalhe sobre uma base que sua empresa já desenvolveu.

 

  1. Para ganhar segurança a longo prazo:

O modelo de franquias é baseado em um relacionamento de longo prazo com os franqueados. Em média, os contratos têm duração prevista para 5 anos, podendo variar para até 20 anos. O sistema ainda prevê restrições de concorrência direta do franqueado, mesmo após o término do contrato, criando uma proteção adicional de mercado para a franqueadora. Assim, o Franchising se configura como um modelo de relacionamentos de longo prazo, criando um bom nível de segurança para a franqueadora.

 

  1. Para facilitar a gestão à distância:

O sistema de franquias é uma forma de delegar a operação e gestão para um gestor autônomo, capaz de implantar e gerir o negócio à distância com estruturas de custos reduzidos e viáveis. Quanto maiores forem a dificuldade de delegar tarefas, o aumento dos custos de gestão à distância, a necessidade de ajustes a características locais, entre outros aspectos, mais indicada é a utilização do modelo de franquia nesse caso

 

  1. Para obter maior retorno sobre o investimento:

Os demais motivos para franquear seu negócio podem existir ou não para uma determinada empresa. Porém, o retorno sobre o investimento é um motivo essencial. Não há operação de Franchising que faça sentido sem que seja capaz de retornar o investimento realizado na construção do modelo. A forma de medir o retorno sobre o investimento, no entanto, pode variar bastante de acordo com os interesses e com o negócio da empresa.


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