DICAS DE FRANQUIA – CONSULTORIA DE CAMPO

O que é?

É um dos instrumentos fundamentais para um franqueador acompanhar o desempenho das franquias e se fazer presente no dia-a-dia da operação.

Como funciona

Um representante do franqueador visita periodicamente as franquias, com objetivo de avaliar cada unidade como um todo e levantar problemas, fornecer informações, ministrar treinamentos e reciclagens “in loco”, atualizar procedimentos, verificar os padrões de rede, orientar o responsável e sua equipe na operação e gestão da unidade, entre outras ações.

Processos da Consultoria de Campo:

  •  Planejamento das visitas
  • Preparo das visitas

– Levantamento de informações

  • Realização da visita

– Aplicação do check list, conversas com equipe e gestor

  • Plano de ações

– Consolidação de todas as informações que deverão ser desenvolvidas para o crescimento da unidade em discussão

  • Acompanhamento

– Manter informados franqueado e franqueador sobre as ações pendentes

– Envio da cópia do check list e plano de ações elaborados para ambos

– Acompanhar a realização das pendências do plano de ações

 Principais responsabilidades do consultor de campo

Ser o elo de relacionamento e aproximação entre franqueados e Franqueadora

  • Manter e monitorar os processos operacionais e padrões da franquia
  • Orientar o franqueado e sua equipe na operação da unidade
  • Fornecer treinamento à equipe da franquia
  • Realizar avaliação periódica da operação e gestão da unidade, juntamente com o responsável, apontar as necessidades de melhoria e traçar planos de ação para o cumprimento das tarefas

Para estruturar uma consultoria de campo, o franqueador deve considerar:

  • Capacidade de investimento da franqueadora
  • Complexidade e as características da operação
  • Nível de padronização exigido
  • Perfil dos franqueados
  • Plano de expansão da franqueadora
  • Valores, cultura e missão da franqueadora
  • Divisão geográfica
  • Idade da franquia
  • Especialização

 


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