O que é?
É um dos instrumentos fundamentais para um franqueador acompanhar o desempenho das franquias e se fazer presente no dia-a-dia da operação.
Como funciona
Um representante do franqueador visita periodicamente as franquias, com objetivo de avaliar cada unidade como um todo e levantar problemas, fornecer informações, ministrar treinamentos e reciclagens “in loco”, atualizar procedimentos, verificar os padrões de rede, orientar o responsável e sua equipe na operação e gestão da unidade, entre outras ações.
Processos da Consultoria de Campo:
- Planejamento das visitas
- Preparo das visitas
– Levantamento de informações
- Realização da visita
– Aplicação do check list, conversas com equipe e gestor
- Plano de ações
– Consolidação de todas as informações que deverão ser desenvolvidas para o crescimento da unidade em discussão
- Acompanhamento
– Manter informados franqueado e franqueador sobre as ações pendentes
– Envio da cópia do check list e plano de ações elaborados para ambos
– Acompanhar a realização das pendências do plano de ações
Principais responsabilidades do consultor de campo
Ser o elo de relacionamento e aproximação entre franqueados e Franqueadora
- Manter e monitorar os processos operacionais e padrões da franquia
- Orientar o franqueado e sua equipe na operação da unidade
- Fornecer treinamento à equipe da franquia
- Realizar avaliação periódica da operação e gestão da unidade, juntamente com o responsável, apontar as necessidades de melhoria e traçar planos de ação para o cumprimento das tarefas
Para estruturar uma consultoria de campo, o franqueador deve considerar:
- Capacidade de investimento da franqueadora
- Complexidade e as características da operação
- Nível de padronização exigido
- Perfil dos franqueados
- Plano de expansão da franqueadora
- Valores, cultura e missão da franqueadora
- Divisão geográfica
- Idade da franquia
- Especialização