DICAS DE FRANQUIA – COMO SE TORNAR UMA FRANQUIA DE SUCESSO

Muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio e algumas decidem por analisar a possibilidade de adquirir uma franquia. Que motivos tem mesmo uma pessoa para adquirir uma franquia? Muitos! E o principal é o fato de estar buscando ‘know-how’ do franqueador, e isto, enquanto principal benefício, exige que o candidato a franqueado entenda que é necessário trabalhar com os padrões da rede.

Se o candidato faz questão de buscar uma franquia bem formatada, nada mais natural que, ao tornar-se franqueado, atenda às exigências do negócio. Esta é a lógica, e o compromisso que ele deve assumir é: trabalhar a favor dos acertos, e de seu melhor desempenho.

De que precisa um franqueado para obter sucesso em seu negócio? É deste tal desempenho, e para isto ele precisará ter sido prioritariamente capacitado – em outras palavras: treinado. As franquias sérias sempre caminham no sentido da qualificação, e os franqueados mais competentes possuem uma forte determinação. É com estes ingredientes que as chances de sucesso crescem.

O candidato a franqueado deve trazer mais algumas coisas na bagagem: perfil apropriado, idade, grau de instrução, integridade pessoal, capacidade de se comunicar com o público interno e externo, e ter preferencialmente experiências anteriores que agreguem valor – como por exemplo, ter trabalhado no mesmo segmento e conhecer, um pouco que seja, o perfil de seu público alvo. Além disto, é preciso que tenha capacidade para ensinar e motivar a sua equipe.

Por outro lado, encontrar uma franquia tem sido um bom exercício para os candidatos potenciais. Hoje, na era da comunicação instantânea, o lugar mais natural para se iniciar uma pesquisa sobre franquia é na internet. Desse ponto, solicitar informações sobre uma franquia se faz até por impulso, e não é assim que uma decisão de negócio deve ser tomada. Na prática, a opção por uma franquia e por um candidato a franqueado exige muito cuidado. Os recursos da internet, através das ferramentas de pesquisa e dos portais dedicados ao segmento permitem que os candidatos façam visitas virtuais às empresas franqueadoras a qualquer hora, de qualquer lugar do planeta. É isto que disponibiliza mais informações em menor tempo e custo. Estas facilidades fazem aumentar o número de candidatos ao negócio, porém os procedimentos de avaliação e seleção precisam continuar com o mesmo rigor.

Pela internet, como o primeiro contato com a marca é virtual, o grande desafio tem sido manter a motivação dos potenciais franqueados, e assim, via web, a franquia tem que dar um show de atendimento. Vamos deixar aqui bem claro: internet não é uma ferramenta de venda completa, ela só cria prospects – potenciais franqueados. O portal guiadofranchising.com.br, por exemplo, apresenta todas as franquias do mercado, com o objetivo de informar, e despertar o interesse pela marca. Cabe em seguida à equipe de assessoria ao franqueador complementar o atendimento.

Um dos principais obstáculos do atendimento ao prospect, via internet, é o fato de não ser recomendável revelar todas as informações sobre a montagem da franquia, de imediato. É necessário antes que o franqueador conheça o candidato, para depois fornecer – e se possível – pessoalmente, as informações que realmente permitirão ao candidato decidir. Estar presente no guiadofranchising.com.br, além de proporcionar um posicionamento profissional, auxilia na prospecção de potenciais candidatos. Torna-se, pois, um grande componente de venda e primeiro passo no caminho da expansão.

Desta forma, para tornar sua franquia um sucesso, primeiro prepare bem, buscando empresa competente para efetuar a correta formatação de seu sistema, e na seqüência, dê visibilidade à marca, para no ritmo certo, conquistar bons franqueados.


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