Quais passos devo dar para me tornar franqueado de uma rede?

Integrar-se a uma franquia é uma decisão importante e deve ser tomada mediante muito estudo e planejamento, levando em conta todos os aspectos positivos e negativos que envolvem a rede em questão.
O primeiro passo envolve uma auto-avaliação de seu perfil. Converse com algumas pessoas próximas a você e seja crítico em relação a si mesmo, buscando compreender sua forma de interação com as pessoas, sua aversão ao risco, iniciativa, entre outras características. Tipicamente, as redes procuram por parceiros que:
– Tenham espírito empresarial / empreendedor;
– Estejam cientes de que deverão atuar dentro de alguns padrões pré-definidos;
– Estejam dispostos a trabalhar fora do horário convencional (ou seja, abrir mão de alguns finais de semana e até mesmo de algumas noites);
– Tenham disponibilidade financeira tanto para a montagem da unidade franqueada quanto para os primeiros meses de operação;
– Tenham afinidade com o tipo de negócio com o qual querem se envolver (alimentação, serviços, produtos…).
Ciente do tipo de negócio com o qual você quer se envolver, faça uma pesquisa acerca das oportunidades existentes dentro de sua disponibilidade financeira. Esse levantamento inicial pode ser feito a partir da ABF (Associação Brasileira de Franchising), guias de franchising (você os encontra em livrarias e bancas de jornal), empresas de consultoria e feiras do setor.
Selecionada as principais redes em que gostaria de entrar, consulte e visite não apenas as empresas franqueadoras, mas também os franqueados e ex-franqueados da marca. Procure saber o máximo possível sobre as empresas pesquisadas. Da mesma forma como eles estarão lhe avaliando em todos os aspectos, você também deve avaliá-los antes de tomar qualquer decisão.
Quando você sentir que tem todas as informações necessárias sobre as empresas selecionadas, apresente-as aos seus familiares e amigos e ouça suas opiniões.
Antes de fechar o negócio, algumas empresas franqueadoras realizam um processo de test-drive com os interessados, onde é possível que durante alguns dias você vivencie na prática sua futura rotina na gestão do negócio. Este processo pode ser muito importante na sua tomada de decisão.


Compartilhe em suas redes sociais: